Escarrando Publicidade!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Reflexo Sobre o Sistema Econômico Atualmente Predominante

    O capitalismo é, ( e isso não admite contestação), o principal sistema econômico da época conteporânea. Está presente nas grandes e ricas potências europeias, e também nas empobrecidas nações africanas. E em análise superficial pode-se já mostrar-se a primeira característica injusta do capitalismo, e também a primeira consequência do egoísmo intrínseco nesse sistema econômico.
    Em economia, partimos atualmente do conceito de que as necessidades humanas são ilimitadas, e contrapondo-se a isso, os recursos são escassos. Só que na prática, a tendência consumista da humanidade não leva em conta tal escassez. O capitalismo é alimentado pelo consumismo. No seu crescimento, o capitalismo descarta questões de cunho social e ecológico.
    Para aliviar os problemas sociais gerados pelo consumo egoísta, o capitalismo passou a sofrer uma convergência, passando a adquirir características do ( já quase extinto ou também convergido ) sistema socialista, para que a interferência estatal dê uma postura mais justa ao sistema econômico, proporcionando consequentemente uma melhor distribuição de renda e recursos.
    Também, fica a cargo do estado, interferências e medidas para estimular a demanda no mercado, ou controlar a inflação, mantendo do equilíbrio, ao crescimento econômico da nação.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário