Escarrando Publicidade!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Brasil Positivista

     Em meados de 1850, vindo com estudantes brasileiros que haviam estudado na França, chegava ao Brasil, uma corrente de pensamento, um movimento denominado Positivismo. Idealisado por Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798Paris, 5 de setembro de 1857),  ele iniciou-se na França mais precisamente no ano de 1826, a partir de quando, August Comte cria em sua residência, o Curso de Filosofia Positiva. O positivismo, é uma corrente de pensamentos que prega o predomínio da ciência sobre questões que ficavam a cargos de explicações de cunho metafísico da religião.
     No Brasil, O positivismo durante um bom tempo, conseguiu manter-se como uma reação filosófica a doutrina cofessional católica. No estado confessional, a religião é única e ligada ao estado. Como resultado, A religião católica deixou de ser a religião oficial brasileira, passando o Brasil a estado laico, ou seja, sem religião oficial, ligada ao governo. A reforma educacional, o estabelecimento do casamento civil e o decreto dos feriados, são outras notáveis influências do positivismo. Porém, para Comte, o ensino na Europa deveria destinar-se as camadas pobre, e isso no Brasil não ocorreu. Os ensinamentos positivistas ficaram reservados aos poucos que estudavam em escolas militares.
     Mas ainda assim, mesmo do seu modo tímido, o Brasil positivista deixou herança até na atual bandeira nacional, com seu lema " Ordem e Progresso".  A idéia da nova bandeira, foi concebida pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil.




Fonte: Uniasselvi
Imagens: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário